Muito mais eu

Quando eu não sei onde guardei um papel importante e a procura revela-se inútil, pergunto-me: se eu fosse eu e tivesse um papel importante para guardar, que lugar escolheria? Às vezes dá certo. Mas muitas vezes fico tão pressionada pela frase “se eu fosse eu”, que a procura do papel se torna secundária, e começo a pensar, diria melhor, sentir. E não me sinto bem. Experimente: Se você fosse você, como seria e o que faria? Logo de início se sente um constrangimento: a mentira em que nos acomodamos acabou de ser locomovida do lugar onde se acomodara. No entanto já li biografias de pessoas que de repente passavam a ser elas mesmas e mudavam inteiramente de vida. Acho que se eu fosse realmente eu, os amigos não me cumprimentariam na rua, porque até minha fisionomia teria mudado. Como? Não sei. Metade das coisas que eu faria se eu fosse eu, não posso contar. Acho, por exemplo, que por um certo motivo eu terminaria presa na cadeia. E se eu fosse eu daria tudo que é meu e confiaria o futuro ao futuro. “Se eu fosse eu” parece representar o nosso maior perigo de viver, parece a entrada nova no desconhecido. No entanto tenho a intuição de que, passadas as primeiras chamadas loucuras da festa que seria, teriamos enfim a experiência do mundo. Bem sei, experimentaríamos, enfim, em pleno, a dor do mundo. E a nossa dor, aquela que aprendemos a não sentir. Mas também seríamos, por vezes, tomados de um êxtase de alegria pura e legítima que mal posso adivinhar. Não, acho que já estou de algum modo adivinhando, porque me senti sorrindo e também senti uma espécie de pudor que se tem diante do que é grande demais.

Para fechar o ano, deixo com vocês o texto de Clarice Lispector de que mais gosto. Meu único projeto para 2009 é ser muito mais eu.

Anúncios

7 comentários Adicione o seu

  1. blag disse:

    Sabe que era tudo que eu queria ouvir nesse momento? É por isso que o Madame é o meu “blogue de cabeceira”. Pro que der e vier, tb quero ser muito mais eu em 2009. Que a gente consiga, Kátia! Bjs.

  2. celso disse:

    Faço votos de que seja cada vez mais você e, mais do que isso, apaixone-se intensamente pela parte que você é em essência e ainda não emergiu totalmente à superfície. Feliz 2009!

  3. Um Feliz 2009, Kátia! O meu projeto é bem parecido com o seu.
    Beijos,
    Renata

  4. Carlos Barbosa disse:

    Problema maior é quando a gente se perde e não tem a quem perguntar “se eu fosse eu”. Um bom ano em 2009, K., e continue sendo, simplesmente. Abr. (carlos)

  5. Se eu for mais “eu” do que já sou, nem eu mesma me suportarei. Meu desejo seria, então, ser um pouquinho menos eu mesma.
    Foi uma delícia a oportunidade que aconteceu este ano, aproximando mais nossa turma com as reuniões mensais; aí está algo maravilhoso deste 2008.
    Feliz novo ano!!!
    Você sabe tudo o que desejo para você.

  6. Marcus disse:

    Que você consiga cumprir integralmente sua promessa! E que nos conte aquii, pelo menos na forma fingida da poesia, aquela metade que você também não poderia contar.
    grande beijo!

  7. Luís Nefelibata disse:

    Que não sou eu

    Clarice, “se eu fosse eu” não faz sentido.
    É como se eu pudesse ser alguém.
    Há muito que essa vida não faz bem
    a quem vive pensando ou comovido.

    Melhor deixar de lado o ser contido
    entre as paredes que lhe põem aquém.
    Melhor deixar, seguir, passar além
    do além, além do sido, tido e havido.

    Melhor não ser Clarice nem ser eu,
    Clarice, nem ser eu a te dizer
    o que é melhor – a ti, que já morreu

    em mim o que podia conhecer
    o que sentia, o que queria meu
    um jeito, no sem jeito de viver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s