Erguendo as velas

Saramago
Saramago

Fui a uma oftalmologista hoje. Como a minha avó paterna e o meu avô materno tiveram glaucoma e ficaram cegos, o ideal é fazer exames anuais. Tenho sido meio relapsa. Mas, nos últimos meses, andava com os olhos ressecados, vermelhos e ardidos. Para completar, os óculos quebraram e não vivo sem eles. Foi um exercício de paciência ir ao lançamento do livro de Gláucia na Saraiva sem enxergar nada. Só consegui agendar a consulta com rapidez numa clínica que fica na rua em que morei na infância, na Cidade Baixa. Fui com minha mãe, que adora aquela região. Gosto da companhia e acaba sendo um passeio para ela. Bom, felizmente, está tudo ok. Fiquei surpresa ao saber que a miopia reduziu bastante e que sofro de uma conjuntivite alérgica (não contagiosa), que pode ser debelada com o uso de um simples colírio. Mas fiquei com os olhos amarelos o dia todo, distraída que sou, como se usasse uma espécie de sombra exótica. Efeito da dilatação das pupilas. O trabalho correu legal no resto do dia e, no fim da tarde, fui ver minha sobrinha de 11 anos, que estava meio doentinha. Comprei picolé para eles (são três) e aproveitei para conversar com minha irmã mais velha, que vejo pouco, sempre ocupada com a faculdade (concluiu Letras, cursa Direito). Ontem, fiquei com a mais nova até quase madrugada, num papo legal sobre dilemas amorosos e a vocação dramática da família. Também a vejo pouco, envolvida com peças de teatro (estuda Direção Teatral na Ufba) e as aulas (ensina na Escola de Dança, também na Ufba). Cercada pelas pessoas que amo, e com apoio das pessoas que admiro, vou erguendo as velas. Navegar é preciso, já diziam os portugueses. E o poeta.

7 comentários Adicione o seu

  1. Já gostei do título do texto: erguendo as velas! Está certo: erguer tudo e ir em frente porque isto aqui é só uma vez.
    Como disse antes, costumo acatar suas opiniões. Bj

  2. Ôi Kátia, você estará em novembro na Bienal do Recôncavo?
    Bem que queria ir, Nelson. Fui uma vez, naquela em que Marcondes ganhou, e adorei. Adoro aquela região.

  3. maria sampaio disse:

    Kátia,
    telefone para combinar, veremos fotos para escolher! Ou mande um emelho (aí no seu quadro tem). Beijos Maria
    Vou pegar seu fone e ligo na segunda, no máximo. Desculpe aí a pentelhação. Bj

  4. Érica disse:

    Concordo plenamente com o comentário de Gerana. Bj

  5. gláucia lemos disse:

    Kátia, Desejo saude a seus olhos, é comum ressecamento, mas ir ao oftalmo regularmente é idispensável mesmo. Muito obrigada pela sua presença a meu lançamento, agora agradecimento duplo, já que não estava bem. Fiquei com vergonha por nao ter podido acomodar nas mãos ocupadas com o arranjo e a bolsa, o exemplar do meu livro como o prometido. Do mesmo modo que nao levei a câmara, e se Lima não fizesse fotos com a dele eu estaria sem material para o portal da Scortecci. Acaba tudo dando certo. Dia 7 próximo cumpro meu compromisso com você. Tomara que a leitura compense o atraso e vc possa dizer pelo menos: gostei. A senhora da foto não precisa dizer que é sua mamãe, sua cara qdo tiver aquela idade.Deus as proteja. Beijo.

  6. Ari Coelho disse:

    Katita,
    Que bom que você descobriu a causa da secura e da vermelhidão dos olhos. Sabia que esse é um dos poucos sintomas da hepatite C no início? Falo isso porque os oftalmologistas, via de regra, não sabem desse lance. Muitos diagnósticos de hepatite C poderiam ser feitos precocemente se a medicina não tivesse se tranformado nessa coisa louca, esquizofrênica que vemos por aí.
    Oi, Ari, eu tive hepatite do tipo A na infância. Antes de me operar, em abril deste ano, fiz exames para os vírus B e C, ambos deram negativo. Acho que a prevenção é pouco valorizada mesmo e que é preciso cada vez mais alertar as pessoas. Uma conhecida descobriu ter o vírus C ao doar sangue. Felizmente, fez o tratamento e está bem.

  7. Paula disse:

    Katinha, miha flor de irmã, obrigada pelo ouvido e pelo verbo daquela noite, mesmo com o dia ardendo nos olhos das duas, aquela noite rendeu bons momentos de silêncio. Hoje almocei com Bárbara, semana feliz é semana que tem irmãs.

    Muitos beijos.

Deixe um comentário

