Pura pretensão

Andei pensando no comentário deixado por Ari Coelho sobre o post “Depressão em céu azul” e concluí que ele tem razão. Cazuza já havia dito coisa parecida em “Pro Dia Nascer Feliz”. Acho que era algo assim: “a depressão é pretensão de quem fica fazendo fita”.  Eu faço é fita, drama, manha. Meu problema é mimo. E é bom tomar um puxão de orelhas de vez em quando. Valeu, Ari. 

3 comentários Adicione o seu

  1. blag disse:

    Oi, Kátia, ando meio fora do ar esses dias, então nem tinha visto o teu post e o comentário de Ari. Concordo. Acho que depressão é uma história que contamos pra nós mesmos, que nos embala, ainda que doa. Como diria a psicologia cognitiva: o jeito é contar outra história…

  2. Martha disse:

    Gente, gente, vou meter minha colher nessa conversa. Depressão é uma doença real e dolorosa. Tristeza é uma coisa, depressão é outra…É que estamos nos acostumando a usar depressão no lugar de sentimentos, tipo tristeza, desânimo, cansaço, luto, etc…. sentimentos que acontecem na vida de todos nós e passam. Depressão é outro babado.
    beijo,
    Martha

  3. Ives Röpke disse:

    Katinha,

    Sei que a depressão é uma patologia, mas acredito que nossas crises agudas de tristeza podem desencadear um processo depressivo. Posso ser bem ignorante no assunto, mas tenho essa convicção. Sei lá, seria o mesmo que um organismo imunologicamente debilitado ficar mais exposto às doenças oportunistas. Tenho frequentes ‘espasmos’ de tristeza, mas procuro controlá-los, mesmo porque minhas angústias filosóficas são insolúveis. Aí eu expiro o mal-estar, se necessário choro e páro de remoer a agonia. Até o momento estou seguindo bem, rindo de tudo, de todos e até do meu fracasso existencial. Beijo!

Deixe um comentário

